Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias Alta Brasil

segunda-feira, 10 abril 2017

Alta reúne senepoleiros e técnicos para o lançamento da 6ª edição do programa "Alta Performance Tufubarina"

Durante o fim de semana a sede da Alta em Uberaba (MG) recebeu um dos eventos que já entrou para o calendário como um dos principais encontros da pecuária brasileira, o lançamento da 6ª edição do programa "Alta Performance Tufubarina". Durante o evento foi apresentado para produtores e técnicos como será conduzida a Prova de Ganho de Peso da Raça Senepol 2017, que é realizada pela parceria entre Alta, Universidade de Uberlândia (UFU) e a Fazenda Tufubarina. A prova que avalia individualmente os animais, tem como objetivo identificar animais geneticamente superiores para características de interesse econômico com intuito de atender a grande demanda do mercado pecuário brasileiro por touros jovens e novilhas com potencial comprovado de produtividade.

Ao longo do dia um ciclo de palestras abordou temas fundamentais com um único propósito: evolução e melhoramento genético da raça senepol.  

Assuntos como biotecnologias para melhorar a eficiência na produção de embriões in Vitro, a importância da sanidade dos animais para o aumento da produtividade, a aplicação da genômica na raça senepol e um dos momentos mais esperados do dia, a divulgação da parceria entre a raça e o programa de melhoramento genético da ANCP, Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores.

Com esta nova parceria, a raça tem agora nas mãos, mais uma importante ferramenta para promover o melhoramento genético e realmente identificar os animais melhoradores.

Outra novidade é que a partir de 2017 todos os animais participantes da prova vão ser genotipados, ou seja, a raça Senepol entra para a “Era Genômica”, o que permite produtores e investidores conhecer o genótipo das próximas gerações de bovinos antes mesmo de nascerem.

Para encerrar o evento, os participantes tiveram, também, a oportunidade de ver de perto os principais touros da raça durante um desfile apresentado pelo Gerente de Produto Corte Taurino da Alta, Miguel Abdalla, que permitiu aos participantes conhecer a diversidade da bateria Alta tanto em avaliação, quanto pedigree e conformação.

Confira os melhores momentos:

 

▶ Mais novidades

Este ano a prova vai identificar dois campeões e duas campeãs, isto porque a prova ganhou mais uma categoria de avaliação. Machos e fêmeas vão receber duas divisões. A categoria “A” será referente aos animais nascidos entre 1º de agosto de 2016 e 30 de setembro de 2016, já a categoria “B” com animais nascidos entre 1º de outubro de 2016 e 30 de novembro 2016, “Assim a prova vai conseguir aumentar o número de animais avaliados e contemplar praticamente toda uma estação de monta”, explica Carina Ubirajara, Professora da UFU.

▶ Prova de desempenho individual

Ao longo dos cinco anos, mais de 800 animais foram avaliados entre machos e fêmeas vindos de diversos criatórios e representados pelas diversas linhagens da raça Senepol, onde foram submetidos a um ambiente que permitisse expressar características de grande importância econômica para a pecuária de corte brasileira. A sede da prova é na Fazenda Tufubarina, localizada em Monte Alegre de Minas (MG). Ao todo os animais permanecem 56 dias em um período de adaptação e 112 de avaliação, com mensurações intermediárias em intervalos de 28 dias. No total, serão 168 dias de prova. Durante todo esse tempo, os animais vindos de várias partes do país serão submetidos às mesmas condições. São avaliados ganho em peso, peso vivo, perímetro escrotal nos machos, potencial reprodutivo das fêmeas, área de olho de lombo e acabamento de carcaça, biotipo do animal e também altura do posterior. Ao final da prova, os animais serão classificados em elite, superior, regular e inferior, conforme o desvio padrão do grupo, em referência ao Índice de Seleção do Teste de Performance.  

▶ Você Sabia?

O teste de Alta Performance faz parte do Alta Beef Program, um programa da Alta Global que visa a identificação de touros com alto mérito genético, sempre sendo baseado nos mais importantes conceitos aplicados a moderna pecuária de corte.

▶ Conheça os Touros que já foram identificados pela prova

Bialo

Clique na foto para visualizar as informações completas

Blok

Clique na foto para visualizar as informações completas

Bandoleiro

Clique na foto para visualizar as informações completas

Funcionário

Clique na foto para visualizar as informações completas

Soledade

Clique na foto para visualizar as informações completas

Jumbo

Clique na foto para visualizar as informações completas

Patrola

Clique na foto para visualizar as informações completas

Barbaridade

Clique na foto para visualizar as informações completas



Renata Paiva
Renata Paiva
Renata.Paiva@altagenetics.com
Brasil

Programas