Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Corte

terça-feira, 16 maio 2017

Alta Showcase Tour Brasil recebe clientes e técnicos argentinos

Entre os dias 25 e 27 de abril a Alta Brasil recebeu, pela primeira vez, clientes e técnicos argentinos com o intuito de mostrar um pouco da realidade dos sistemas de produção do Brasil, ressaltando as tecnologias aplicadas no campo que otimizam os resultados da pecuária.

Dentro do roteiro da gira técnica estavam três fazendas com perfis diferentes, mas com um objetivo em comum, a obtenção de lucros através de uma pecuária sustentável. Foram de sistemas extremamente tecnificados à extremamente extensivos, podendo dar uma dimensão de como o Brasil é heterogêneo, mas ao mesmo tempo produtivo.

A primeira visita se deu no período da manhã na Fazenda Califórnia que fica localizada no município de Nazário em Goiás, de propriedade dos irmãos Flor, onde os participantes foram recebidos por sua sobrinha e Gestora de Confinamento Janaina Flor, a qual realizou uma apresentação extraordinária falando do mercado nacional e também de todos os processos realizados na propriedade o que facilitou muito o entendimento na visita. Na fazenda, atualmente, é feito a recria à pasto e engorda no confinamento.

Os animais para recria são advindos de uma propriedade do mesmo grupo que fica no estado do Mato Grosso e possuem cerca de 50.000 fêmeas em reprodução. Para que essa propriedade abasteça a fazenda Califórnia todos os animais são desmamados com uma média de 8 meses de idade, sendo estes recriados à pasto no estado do Goiás para atingir o peso mínimo de entrada no confinamento.

O confinamento possui uma capacidade de 28.000 cabeças estáticas e seu produto final é destinado para o mercado externo, atendendo as demandas da Cota Hilton, tendo, assim, que seguir protocolos rigorosos, tanto sanitários, quanto de rastreabilidade. O programa Cota Hilton prevê a exportação de carne bovina de alto padrão de qualidade, fresca ou resfriada e sem osso para União Européia (UE). Dessa forma, a Fazenda Califórnia produz cortes da Linha Premium e Linha Grill do frigorífico Minerva, demonstrando sua eficiência em produzir carne de qualidade.

         

No período da tarde a equipe da Lageado, empresa de prestação de serviço de IATF e controle zootécnico e parceira da Alta, fez uma palestra demonstrando os protocolos trabalhados pela equipe, os manejos que realizam nas propriedades e a linha organizacional que a empresa segue.

Representados por Alaor e Neto, a Lageado fez uma apresentação ímpar da qual esclareceu todas as dúvidas que os participantes tiveram.

A Lageado está no mercado desde 2001 e executa, em média, 200.000 IATF/ano com fazendas que possuem desde 02 cabeças à 150.000. Estão divididos em dois escritórios de apoio no Goiás e no Pará, sendo que no período de estação de monta são envolvidos cerca de 50 colaboradores. Uma equipe extremamente capacitada que recebeu o reconhecimento do seu trabalho no ano de 2016 como Melhor Equipe Técnica pela SBTE (Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões).

               

No segundo dia da gira técnica visitamos a Fazenda Reunidas – Grupo Baumgart, onde fomos recebidos por Alexandre Baumgart, sócio proprietário e pelo Gerente Nelson Wentzel, zootecnista e gestor do agronegócio a mais de 15 anos no grupo, os quais fizeram uma apresentação sobre mercado, perspectivas futuras, manejo e atividades que são realizadas na fazenda. Após essa introdução foram demonstrados diversos cruzamentos que são realizados com o objetivo de atingir a melhor produção de carne de qualidade. Utilizam como base para o cruzamento a raça Nelore, além de utilizar o Aberdeen Angus, Red Angus, Charolês, Red Brangus, Senepol e Wagyu para compor os cruzamentos.

 

A propriedade possui um sistema de ciclo completo, sendo realizado a cria e recria à pasto e engorda no confinamento, o qual possui uma estrutura voltada para o bem-estar dos animais, onde é cercado por árvores para promover o sombreamento natural e minimizar o efeito do estresse térmico sobre a produção dos animais. Um sistema muito tecnificado que integra lavoura-pecuária voltado para produção de carne eficiente, onde são produzidos 10@/ha com uma taxa de lotação de 2,5 UA/ha.

No último dia, no período da manhã, os participantes visitaram a central Alta Brasil onde tiveram a oportunidade de conhecer animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pintado, Tabapuã, Senepol, Brangus, Braford, Gir Leiteiro e Girolando, além de ter presenciado os processos de industrialização de sêmen. Em seguida houve uma palestra com Manoel Sá Filho sobre “A intensificação dos programas de IATF”, um assunto com grande repercussão, visto que todos presentes tinham muito interesse em saber os manejos e protocolos que são utilizados no país.

No período da tarde acompanhados pelo Gerente de Produtos de Corte Zebu, Rafael Oliveira, estivemos na Fazenda Mundo Novo, onde os integrantes tiveram a oportunidade de conhecer um exemplo de sistema extensivo. Foram apresentados alguns dados da propriedade juntamente ao histórico que levou a fazenda no marco atual pelo sócio proprietário Eduardo Penteado o qual nos recebeu de forma fantástica além de mostrar tudo com muita clareza e transparência aos participantes, logo após foram apresentados lotes de touros e vacas paridas, ressaltando a docilidade e rusticidade, que é uma das principais características trabalhadas dentro do rebanho.

Dentro do pedigree da Mundo Novo são trabalhados animais apenas de linhagem Lemgruber, a qual teve sua primeira importação documentada de Nelore ao Brasil, em 1878. Estabeleceu-se no Estado do Rio de Janeiro até 1940, quando passou a ser selecionada em Curvelo (MG). Em 1974 alguns animais foram trazidos para o plantel da Manah, em Brotas (SP), sendo utilizado intensamente através da IA em cruzamentos absorventes desde então. Em 2001 o rebanho foi trazido para a Fazenda Mundo Novo em Uberaba (MG), onde permanece até hoje.

Durante a visita o Engenheiro Agrônomo, Fernando Penteado Cardoso, um dos maiores nomes da agropecuária brasileira e autor da frase mais acessada nos últimos tempos “O Brasil é um país onde as pessoas acham muito, observam pouco e não medem praticamente nada”, nos deu a honra de acompanhar no fechamento do evento.

Rafael Oliveira que, comentou que “Além da presença do Dr. Fernando Penteado ter enriquecido a visita, mostrar para os estrangeiros a criação de gado Nelore PO em sistemas extensivos e de forma lucrativa é muito importante para reforçar a força da pecuária brasileira”.

Foi um evento intercambial de extrema qualidade onde argentinos e brasileiros puderam trocar experiencias e vivências de campo e, ainda, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e diversidade dos sistemas do Brasil. Como o técnico e Médico Veterinário Marcelo Humarán comentou em relação ao evento: “O evento foi muito proveitoso, principalmente, para conhecer como ocorre os manejos realizados pelas equipes de IATF e o modo como fazem a ressincronização de grandes rebanhos, como foi mostrado nas fazendas visitadas”, além de ressaltar a qualidade das visitas nas fazendas, a visita na central impressionou todos os participantes, “Conhecer a central em Uberaba foi muito importante para conhecermos a melhor tecnologia que é trabalhada para entregar aos clientes o melhor produto possível”, conclui Marcelo.



Luiza Mangucci
Luiza Mangucci
luiza.mangucci@altagenetics.com
Brasil

Programas