Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Leite

segunda-feira, 23 janeiro 2017

Escolhas do futuro: Gerente de Produto acompanha avaliações dos primeiros reprodutores genotipados da raça Girolando

Tiago, Responsável pela Faz. do Pré-seleção, Gustavo, Técnico da Girolando, Hugo Ferreira, parceiro Alta, Rodolfo, Técnico da Girolando e Guilherme Marquez, Gerente de Produto Alta Brasil

Na última semana, Guilherme Marquez, gerente te produto Leite Nacional da Alta esteve no CPG - Centro de Performance Girolando, localizado no campus do IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), em Uberaba/MG, para acompanhar as avaliações dos primeiros reprodutores da raça genotipados pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Os 69 animais pertencentes a fazendas de diversos Estados brasileiros estão no local desde novembro e fazem parte da 5ª Prova de Pré-Seleção de Touros. “A pré-seleção de touros da raça Girolando reflete o que há de melhor em cada fazenda participante. E cabe a nós, representando uma empresa de inseminação artificial, selecionar os melhores reprodutores. No caso da Alta, nós, já escolhemos as vacas para ser as mães, antes dos touros surgirem. Fazemos os nossos acasalamentos e aguardamos que estes produtos que estão na pré-seleção já escolhidos desde a barriga da mãe possam ser aprovados nos quesitos de fertilidade, conformação e temperamento”, ressalta Guilherme.

Sobre a prova

Foram realizadas avaliações de temperamento pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) da UNESP Jaboticabal. A Embrapa Gado de Leite também está coletando uma série de dados para pesquisas com a raça, tais como marcadores moleculares, análise termográfica (referente à temperatura corporal do bovino) e genoma.

O valor genômico dos touros participantes da prova será um dos critérios para definir quais exemplares serão classificados para o próximo grupo do Teste de Progênie da raça Girolando. São informações de alta confiabilidade que poderão auxiliar o produtor a definir a estratégia de seleção de seu rebanho. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, é importante combinar esses dados genômicos com as outras avaliações que o PMGG já disponibiliza por meio do Teste de Progênie e do Controle Leiteiro para se ter uma seleção sustentável, alinhada com o que o mercado exige da raça.

Os touros passarão por novas avaliações de temperamento, de morfologia e de fertilidade até abril, quando será divulgado o resultado da 5ª Prova de Pré-Seleção de Touros.



Guilherme De Rezende
Guilherme Marquez De Rezende
gmarquez@altagenetics.com
Brasil

Programas