Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Eventos


16º Grande Leilão Anual Girolando Santa Luzia

A Fazenda Santa Luzia, localizada em Passos (MG), é a unidade de produção de leite do Grupo Cabo Verde. A propriedade desenvolveu um sistema de produção comprometido com a sustentabilidade, no qual toda a água da chuva é reaproveitada e os dejetos da atividade são tratados e utilizados na adubação das pastagens – irrigadas por pivô central -  e 100% do rebanho Girolando é manejado a pasto.

De acordo com Maurício Silveira, gestor da Fazenda Santa Luzia, esse sistema tem importantes vantagens competitivas. “Conseguimos trabalhar com altas taxas de lotação por hectare, temos menor dependência da agricultura, menor gasto com mecanização e, consequentemente, menor custo alimentar por litro de leite produzido”, avalia.

Acrescenta ainda que o reaproveitamento das águas da chuva gera economia e sustentabilidade por ser uma água limpa, que dispensa tratamento químico e possibilita que a fazenda trabalhe exclusivamente com água de chuva para limpeza e refrescamento dos animais no período das águas.  Os dejetos passam pelos biodigestores, o gás produzido gera energia elétrica e a parte líquida é utilizada na fertirrigação, minimizando o uso de fertilizantes químicos, o que tem gerado uma economia de 4 mil reais por hectare/ano.

A fazenda trabalha com lotações acima de 10 vacas por hectare e atinge uma produtividade de 50.000 litros de leite por ha/ano, com meta de alcançar 60.000 mil litros com o amadurecimento do projeto. O que surpreende são os patamares produtivos que a fazenda vem alcançando nesse sistema, com produção diária de 29 mil litros de leite e média de 18 kg de leite por animal, com meta para chegar aos 20 kg.  Em 2016 a produtividade média anual por vaca foi de 5.600 kg de leite. Atualmente, a propriedade é a 13ª maior produtora do país.

A GENÉTICA SANTA LUZIA

Para alcançar esse nível, a Santa Luzia trabalha na seleção da raça há décadas. Anualmente, a fazenda disponibiliza a mais funcional e produtiva genética Girolando em seu tradicional leilão anual. Marcado para o último sábado de abril (29), a 16ª edição do evento terá 120 novilhas com prenhez de embrião de FIV, 120 vacas em início de lactação, e ainda, 60 bezerras criteriosamente apartadas, que levam em seu DNA potencial para produzir muito leite em qualquer sistema de produção.

Assessoria de Imprensa

Gustavo Ribeiro – Berrante Comunicação 



Programas