Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Corte

domingo, 10 junho 2018

Alta e Progen realizam Showcase no Rio Grande do Sul

Mais de 30 criadores e veterinários estiveram juntos em meados do mês de junho para mais uma edição do Showcase realizado pela Alta e Progen no estado do Rio Grande do Sul. Durante o evento participaram grupos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, além de clientes do Rio Grande do Sul.  

O roteiro de visitas teve início com um jantar na Estância Santa Prenda, conhecida por ser referência nas raças Hereford e Braford. Foi de lá que veio o renomado touro Vermelho 27, melhor touro da Nacional Braford 2010 e identificado como Concept Plus desde 2016. A recepção na fazenda ficou por conta do proprietário Sérgio Barbieri, juntamente com o técnico Miguel Ferreira e Luciana, os quais contaram um pouco da história da fazenda, que já possui mais de 20 anos de seleção dentro das raças que trabalham selecionando animais voltados para produção de carne de qualidade.

No segundo dia os participantes acompanharam um desfile de touros na Progen, central parceira da Alta em Dom Pedrito. Lá puderam ver em loco os principais reprodutores taurinos da atualidade que são coletados na central, além de conhecer o biotipo e dados técnicos de cada animal.

Saindo de lá, na parte da tarde seguiram para a Guatambu, importantes fornecedores de genética para a Alta. A Guatambu trabalha com um sistema de ciclo completo, utilizando como base de seu plantel animais das raças Braford e Hereford. São proprietários de grandes destaques da nossa bateria, como Lafite da raça Braford, animal consagrado Concept Plus desde 2015, Tapera e Guabiju, a mais recente contratação da raça Hereford. Na oportunidade conheceram o sistema autossustentável construído para produzir a própria energia elétrica a partir da luz solar.

No terceiro dia de evento visitaram a Cia Azul. O rebanho é composto por 60% Angus, 30% Braford e 10% Brangus, sendo sua especialidade a comercialização de genética de alto padrão de qualidade, possuindo como base para sua seleção, além das características fenotípicas, as DEP’s dos sumários Promebo, Conexão Delta G e Natura. Esta estância foi o berço de grandes reprodutores de nossa bateria, tais como Touareg, Wolf, Nacional, Kodak, Ébano, Roger e Avatar, sendo que desses cinco, os três primeiros são consagrados ConceptPlus.

Após o almoço seguiram para a GAP, a qual possui um foco maior na seleção da raça Brangus, além da criação de animais da raça Angus, Braford, Hereford e Cavalos Crioulos. Seu rebanho é composto por um total de 7.000 bovinos, sendo que 3.500 são matrizes que são submetidas à reprodução aos dois anos, em média. Grandes destaques da nossa bateria da raça Brangus vieram da seleção dessa renomada Estância, tais como o Negrito, Chumbo Grosso e Whatsapp, além do Russo da raça Red Brangus e GAP Sinuelo da raça Braford.

No último dia conheceram o Frigorífico Silva, onde são abatidos, aproximadamente, 750 cabeças/dia. Lá puderam acompanhar um abate técnico com Certificação de Carne Angus e Hereford. A raça Angus possui como exigência que os animais tenham, ao menos, 3 mm de gordura, até 4 dentes e padrão racial, sendo que quanto mais jovem os animais e mais pesada a carcaça, maior a bonificação, podendo chegar até 12% do valor da arroba.

Já para certificação de Hereford é exigido que os animais tenham, pelo menos 3mm de gordura, sendo que o Hereford puro aceita até 6 dentes e o Braford até 4 dentes, além do padrão racial. O careta, que é o cruzamento do Hereford x Angus depende do lote em que ele se encontra, mas pode se encaixar em ambos os programas, porém, recebe bonificação de apenas um dos dois.

Em ambos os programas foi salientado a importância de que os animais devem ter acabamento e capa de cobertura, principalmente na região da picanha, fraldinha, maminha, costela e lombo (contrafilé) objetivando a produção de uma carne de melhor qualidade.



Luiza Mangucci
Luiza Mangucci
luiza.mangucci@altagenetics.com
Brasil

Programas